Member-only story
Turkey uses Spanish persecution against Catalonia to justify repression of Kurdish people / Turquia usa perseguição espanhola contra a Catalunha para justificar repressão ao povo curdo
*English below
Infelizmente, o conflito catalão recebe pouca atenção no Brasil. E quando o assunto é trazido a tona, muitas vezes quem traz não entende nada do assunto.
Mas a prisão política de diversos líderes políticos e sociais catalães, o julgamento de 12 deles por crimes que são uma fabricação grotesca (como “rebelião”) quando tudo que fazem é levar adiante aquilo que seus partidos pregam há décadas (ou mesmo um século, caso do ERC), e o auto-exílio de lideranças como o ex-prresidente catalão, é um assunto de imensa importância. Assim como a história de abusos, perseguição, tortura, censura e morte no País Basco.
E a Turquia sabe disso.
O ministro do interior do país, Suleyman Soylu aproveitou que a União Europeia simplesmente ignora o claro abuso espanhol — de uma série, como a tortura sistemática de prisioneiros bascos, o fechamento de jornais, a pressão econômica sobre o Gara, a condenação de músicos por “enaltecimento do terrorismo”, etc — para usá-lo como desculpa para perseguir o povo curdo.