Raphael Tsavkko Garcia
1 min readMar 2, 2019

--

Onde eu disse que você defendia o PT? Um pouco de interpretação faz bem.

No mais, eu conheço uma série de pessoas de direita anti-Bolsonaro, muitos liberais, muitos tucanos, ex-tucanos, etc. Da mesma forma que a esquerda não se resume ao PT, a direita não é só Bolsonarismo. E o que fazer? Lutar dentro da democracia. Ocupar espaços. Impor pautas. Dialogar. Tudo isso que a esquerda fazia antes de começar a querer censurar, ditar como as pessoas devem pensar, lacrar, etc. O PT chegou ao poder com muito trabalho de base da esquerda — infelizmente jogaram tudo no lixo. Precisamos repetir a dose, mas sem os mesmos erros.

Tem muita gente de direita/liberal querendo montar alternativas democráticas ao Bolsonarismo, falta a esquerda se mover, largar o PT, e se reconstruir. Porque não vai ser na porrada que vamos ganhar, não vai ser com o Bolsonaro com exército, PM e afins que a gente vai ganhar batendo de frente. Não conquistamos NINGUÉM assim. Repito, precisamos de trabalho de base, reerguer sindicatos e movimentos sociais sequestrados e destruídos pelo petismo. Precisamos que movimentos sociais (LGBT, negro, mulheres) abandonem a lacração e apostem no diálogo e em construir ao invés de destruir e censurar — dando mais e mais munição ao Bolsonarismo.

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

No responses yet