O Nome disso é política: Entrevista sobre “separatismos espanhóis”

Raphael Tsavkko Garcia
2 min readJun 18, 2018

--

Fui convidado a falar sobre o fim da ETA, conflito catalão e caminhos da política espanhola para o podcast “O nome disso é política”.

“No dia 2 de junho, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol assumiu o cargo de primeiro-ministro da Espanha, substituindo Mariando Rajoy, do Partido Popular, chefe de governo desde 2011. Dentre as várias crises que Rajoy enfrentou, nenhuma foi tão forte quanto o processo de separação da Catalunha, que atraiu a atenção do mundo pela repressão violenta das forças espanholas e a intervenção de Madri naquela comunidade autônoma.

Outro adversário de longa data do governo madrilenho é o movimento separatista basco, cujo grupo ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade) é o maior símbolo. Criado nos finais dos anos 1950, este grupo que teve importante papel na luta contra a ditadura de Franco anunciou no último mês de maio o fim de suas atividades. Para entender o que isso significa e as relações existentes entre os processos separatistas de País Basco e Catalunha, conversamos com o jornalista Raphael Tsavkko Garcia, cuja tese de doutorado investiga o nacionalismo basco.”

No Spotify:

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

No responses yet