Member-only story

O Brasil na Encruzilhada: Crise com Pequim ou Alinhamento com Washington

Raphael Tsavkko Garcia
5 min readMay 28, 2020

--

Antes de assumir o cargo de chanceler do Brasil, Ernesto Araújo era apenas um obscuro diplomata no Ministério das Relações Exteriores.

No entanto, já era conhecido pela extrema-direita brasileira por manter um blog em que defendia o presidente americano Donald Trump e por suas teorias de conspiração — que ele continua promovendo, mas com um alcance infinitamente maior e mais capacidade de causar danos à política externa do país.

Para se tornar chanceler, o Ministério das Relações Exteriores teve que acelerar a promoção de Araujo de ministro de segunda classe para ministro de primeira classe, apesar de nunca ter chefiado uma missão diplomática no exterior antes de se tornar ministro das Relações Exteriores. E sua atuação é prova de sua incapacidade política e diplomática, que resultou na perda de espaço do Brasil no cenário internacional após anos de construção de uma política externa proativa que buscava influenciar em questões de grande relevância global.

Na mesma linha, o presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, também buscou a mesma agenda com o objetivo de desfazer as políticas dos governos anteriores, ao mesmo tempo em que buscou um alinhamento praticamente automático e sem precedentes com Washington em uma série de grandes questões. Além disso, ele apoia…

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

No responses yet