Member-only story

Ninguém queria derrubar o PT em 2013: A caixa de pandora foi aberta pela repressão

Raphael Tsavkko Garcia
4 min readMar 13, 2021

--

Considero o Wilson Gomes um intelectual necessário e bastante coerente, daí minha surpresa ao vê-lo se alinhar ao mesmíssimo discurso petista de que 2013 fez nascer o fascismo, como se fosse possível traçar uma linha direta entre os maiores protestos que o país viu até então — por direitos, por tarifa zero, contra violência policial, etc — e a eleição de Bolsonaro.

Oras, eu sequer consigo ver uma linha direta entre 2013 e a fundação do MBL — grupo fundamental para o crescimento e eleição de Bolsonaro e da extrema-direita brasileira.

A galera do “2013 fez nascer o fascismo” parece que desconhece que o MPL fazia protestos todos os anos e que em 2013 houve um esmagamento das ruas pelo PT e aliados (de ocasião ou não) que levou a um esvaziamento assumido pela direita. Ninguém queria derrubar o PT em 2013, não era sobre o PT ou sobre derrubar governos, mas o PT achou que era e usou sua força pra silenciar as ruas, cooptar, etc.

Aí não gostaram do que nasceu no lugar.

Antes de se traçar a linha é preciso entender o que significou o processo de esmagamento de 2013 — que tanto se deu pela violência policial quanto por pressão ideológica e cooptação por parte do PT. Não surpreende que setores do PSOL hoje também se coloquem contra os…

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

Responses (3)