Museu Nacional: Não foi (só) uma tragédia, mas um crime pluripartidário contra a humanidade

Raphael Tsavkko Garcia
5 min readSep 3, 2018

--

A destruição do Brasil é um projeto suprapartidário. PT, PMDB, PSDB. Aponte um e você terá um projeto personalizado de destruição e esmagamento da cultura, educação, ciência…

Mas na hora da tragédia as ratazanas saem da toca. Temer finge que não é responsável pelos cortes recenetes do orçamento do Museu Nacional. Alckmin “esquece” que tem responsabilidade pelo Museu da Língua Portuguesa que também pegou fogo…

Mas o pior são os petistas. Esses que resolveram sair do buraco profundo em que se meteram de repente não governaram o país por 13 anos! A culpa de tudo é do Temer (que foi eleito com Dilma, toma que o filho é de vocês), do PSDB, do Alckmin, do FHC… Mas temos 13 anos “perdidos”, ninguém ali tem responsabilidade de nada.

Cortes gigantescos no orçamento do Museu Nacional em 2014–15? Mas a presidente não era Dilma? Ah não, a culpa é do Cunha que segurou a votação do orçamento. Oras, mas Cunha era da base aliada de quem mesmo? Segurou por quanto tempo o pedido de impeachment da DIlma?

Ah, a culpa é do “teto de gastos”. Sim, o teto é um horror, mas tinha teto de gastos quando Dilma quase dizimou as verbas da FAPESP? Quando ficou claro que a “pátria educadora” era só estelionato eleitoral? Foi o teto ou talvez aquele programa absurdo de enviar graduando pra colônia de férias na europa tem alguma coisa a ver?

Copa (se reclamar vai ter duas!), Olimpíadas (VAI PM!), superfaturamento, corrupção… Não, 13 anos em que nada aconteceu. Em que o PT e o PMDB não formavam uma só quadrilha, em que quando era conveniente não se juntavam ao PSDB para jogar bomba e balas em manifestantes…

E nós que protestávamos em 2013 éramos vândalos, terroristas… Está aí o resultado de anos de PT e PMDB (e PSDB por outras paragens). Cadê a turma que gritava VAI PM e dizia que queríamos destruir o país? Estão tão felizes que se calaram? Tem até canalha pego no #MensalinhodoTwitter tentando culpar os outros — será que é post pago (https://is.gd/xlN8yh)?

Como disse o Giuseppe Cocco:

“Ver petistas (o pessoal do Cabral nem dá para ver) tentando surfar nessa tragédia depois que fizeram no Rio a Copa das Copas e as Olimpiadas … bancaram 3 museus novos (um dos quais está largado) … não tenho adjetivos para definir.”

E os massas de manobra, linha auxiliar do PT? Será que o Jean Wyllys vai perguntar pra Dilma na próxima vez que se ajoelhar diante dela porque ela começou a cortar as verbas lá em 2014–2015? Eu já não ia votar, mas estou pensando seriamente em fazer campanha contra o PSOL por seguirsugando as bolas do PT e culpando só o Temer (vice de Dilma) pelo crime no Museu Nacional. Tem limite pra ser FDP.

E como não esquecer dos Liberteens defendendo privatizar museus… O liberalismo tupiniquim “tem que privatizar o Museu Nacional” é a cara do nosso subdesenvolvimento. Ah, e o prefeito do Rio que acredita que a terra tem poucos milhares de anos e acha que Adão e Eva são algo real (e que agora tem partido queendo fingir que não saiu em carreata com ele) também fez questão de passar vergonha e demonstrar a ignorância sobre o que significa(va) o museu.

Não tinha grana pro Museu Nacional, mas grana do BNDES pra financiar amigo nunca faltou. Subsídios pra agronegócio destruir o meio ambiente? Tem de sobra. Seja petista, liberteen e a PQP, todos defendem o mesmo.

O Brasil merece estar no atraso em que se encontra. É um projeto bem sucedido. Político que esteve e/ou está no poder que se aproximasse do Museu Nacional merecia ser jogado nas chamas no ato.

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

No responses yet