Member-only story

As eleições brasileiras e o papel da religião, entrevista com Levi Araújo, Guilherme Burjack e Silas Fiorotti

Nas eleições brasileiras, como explicar o crescimento do fundamentalismo evangélico e qual o papel dos pastores progressistas?

Raphael Tsavkko Garcia
11 min readNov 13, 2020

Conversei com os pastores batistas Levi Araújo e Guilherme Burjack, além do doutor em antropologia e coordenador do projeto “Diversidade religiosa nas escolas” Silas Fiorotti, para entender o papel do conservadorismo religioso, em particular evangélico, nas eleições para vereador e prefeitos. Além disso, conversei com eles sobre como se comporta o eleitor evangélico, qual o poder efetivo de pastores e lideranças

Pastor Levi Araújo:

1) Religião sempre teve um papel de destaque nas eleições brasileiras, mas há algo de diferente hoje (com Bolsonaro e o crescimento do número de eleitores evangélicos, etc)?

Desde quando a os europeus chegaram às terras nativas brasileiras, desde as Capitanias Hereditárias, a religião sempre teve destaque e ingerência nos palácios do Poder. Passando pelo Império e pela Republica, os poderosos e os religiosos sempre souberam cuidar da comunhão de interesses dos poderosos da politica e da economia. Com a maioria dos pastores evangélicos a…

--

--

Raphael Tsavkko Garcia
Raphael Tsavkko Garcia

Written by Raphael Tsavkko Garcia

Journalist, PhD in Human Rights (University of Deusto). MA in Communication Sciences, BA in International Relations. www.tsavkko.com.br

No responses yet